

O presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Everton Ferreira (PSD), participou nesta quarta-feira, 8 de outubro, da inauguração do novo Centro de Saúde Mental Dr. Fernando Régis Dantas. Localizada ao lado da Policlínica, na Av. Ana Carolina de Barros Levy, a unidade concentra o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e a Farmácia de Saúde Mental, além de receber, gradualmente, outros serviços da área.
Durante a solenidade, Everton Ferreira ressaltou o impacto da estrutura para a rede municipal de saúde e a relevância do investimento em uma área que representa significativa demanda no município. “Hoje, cerca de 30% dos medicamentos distribuídos pela rede municipal são destinados à saúde mental. Um número expressivo, que mostra a necessidade de um espaço dedicado, com estrutura adequada e cuidado humanizado”, afirmou.
A unidade leva o nome do Dr. Fernando Régis Dantas, conforme o parlamentar, primeiro psiquiatra a atuar em Limeira e responsável por avanços importantes na saúde pública da cidade. O espaço foi totalmente modernizado, com ambientes organizados para acolher recepção, salas de atendimento, enfermagem, medicação, refeitório e uma área externa de convivência. Everton Ferreira destacou que a mobília foi obtida por meio de contrapartida da Faculdade São Leopoldo Mandic. Na década de 1980, Dr. Fernando Régis Dantas foi eleito primeiro suplente de vereador e chegou a exercer a função em algumas sessões legislativas.
O presidente ressaltou que durante esse período, apresentou e teve aprovada por unanimidade a proposta de criação do Ambulatório de Saúde Mental de Limeira, marco importante para o atendimento público na área. Após seu falecimento, em 6 de dezembro de 2000, o Legislativo prestou nova homenagem ao médico: em 2002, o prédio do então Ambulatório, ainda em fase final de construção, passou a levar oficialmente seu nome.
*Do Gabinete da Presidência
*Foto do Gabinete da Presidência
As matérias de origem dos Gabinetes são de inteira responsabilidade de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.
Informações CML


