A Secretaria de Saúde de Limeira, por meio do Comitê Técnico da Saúde da População Negra, realiza nesta quarta-feira (19), das 9h às 12h, uma ação especial de saúde na Praça Toledo Barros, em referência ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data homenageia o líder Zumbi dos Palmares e reconhece a luta e a resistência do povo negro contra a escravidão e o racismo, além de destacar a importância da cultura e da história afro-brasileira para o país.
Durante a atividade, as equipes de saúde estarão posicionadas ao lado do coreto, na Rua Senador Vergueiro. No local, serão oferecidos diversos serviços gratuitos à população, como multivacinação — com doses contra meningite (ACWY), gripe, covid-19, HPV, hepatite B, dengue, febre amarela e dupla adulto (difteria e tétano) —, exames para detecção de anemia falciforme, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial e orientação nutricional.
Sobre o Comitê Técnico
Criado pelo Decreto Municipal n° 511 de 2014 e atualizado pelo Decreto Municipal n° 157 de 2024, o Comitê Técnico da Saúde da População Negra de Limeira atua na elaboração de propostas, implementação e avaliação de ações voltadas à equidade étnico-racial na saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Suas atribuições incluem propor mudanças institucionais para fortalecer práticas antirracistas, sugerir indicadores para monitoramento das políticas e apoiar iniciativas de educação popular da população negra e de povos de matriz africana. Além disso, participa de iniciativas intersetoriais e da Rede de Atenção à Saúde, contribuindo para o desenvolvimento de ações que garantam maior equidade no acesso aos serviços. Integram o Comitê, servidores da Secretaria de Saúde, do Conselho de Saúde e do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin).
*VEJA A INDICAÇÃO DAS VACINAS: *
HEPATITE B
Deve ser tomada ainda na maternidade, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. E depois: aos 2, 4 e 6 meses. A vacina contra a hepatite B integra a vacina pentavalente. Adultos não vacinados devem tomar três doses, com intervalo de 2 meses após a primeira dose e de 4 meses após a segunda dose.
DUPLA-ADULTO (difteria e tétano)
É indicada para pessoas não vacinadas contra difteria e tétano na primeira infância (atualmente as vacinas estão incluídas na pentavalente). Apesar de receber o nome “dupla adulto”, é indicada a partir dos 7 anos (aos não vacinados). Recomenda-se reforço específico da vacina contra difteria e tétano a cada 10 anos.
GRIPE
A vacina contra a gripe está liberada para toda população acima de 6 meses.
DENGUE
Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
COVID-19
Atualmente, a vacina contra covid-19 é voltada a gestantes, pessoas imunocomprometidas e idosos (60 anos ou mais), que devem ser vacinados a cada seis meses. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber três doses da vacina, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda, e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose. Pessoas de 5 a 59 anos, sem comorbidades e já vacinadas anteriormente, não precisam receber novas doses. Nessa faixa etária, o imunizante é destinado apenas aos grupos especiais, que devem receber uma dose anualmente, são eles: pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua e trabalhadores dos correios.
FEBRE AMARELA
É indicada para crianças a partir de 9 meses de idade que ainda não foram vacinadas; para aquelas que não completaram o esquema vacinal de duas doses; e para pessoas de qualquer idade que não sabem se já foram vacinadas. Pessoas que receberam apenas uma dose antes de completar 5 anos de idade deverão tomar a dose adicional, independentemente da idade. Pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar recomendação médica por escrito para receber a vacina.
MENINGITE (ACWY)
Indicada para o reforço aos 12 meses. Crianças que perderam o reforço aos 12 meses, podem receber a vacina até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Adolescentes entre 11 a 14 anos, dose única.
HPV
Indicada para meninas e meninos de 9 a 19 anos; pessoas com HIV; pessoas transplantadas na faixa de 9 a 45 anos, pacientes oncológicos e imunossuprimidos.
SOBRE A ANEMIA FALCIFORME:
– É uma doença genética que altera o formato dos glóbulos vermelhos, o que dificulta a circulação do sangue, podendo causar dores intensas e reduzir o suprimento de oxigênio para tecidos órgãos.
– Para a coleta é necessário jejum de 8 horas.
– Por se tratar de uma campanha, não é necessário pedido médico.


