A Prefeitura de Limeira, por meio do Ceprosom, realizou nesta sexta-feira (31) a abertura da 2ª turma do Programa Frente de Trabalho, em cerimônia no Núcleo de atendimento ao cidadão (NAC), que reuniu autoridades municipais e os participantes do programa.
A primeira turma conta com 21 participantes, dos quais cinco já foram encaminhados ao mercado de trabalho. Nesta nova etapa, 27 pessoas foram classificadas, incluindo três pessoas com deficiência, totalizando 48 participantes no programa.
A primeira-dama, Luciana Félix, destacou a importância da iniciativa e da inclusão: “Quero parabenizar todos vocês por terem a iniciativa e a atitude de retomar a vida, independentemente da idade. Estou muito feliz pela inclusão de três pessoas com deficiência. Nossa meta é chegar a 150 inscritos e não mediremos esforços para alcançar esse objetivo”, afirmou.
Já o secretário Sidney Pascotto ressaltou os resultados já conquistados: “A Frente de Trabalho já está dando resultados. Temos acompanhado os serviços realizados no Horto e em outros pontos da cidade. É uma alegria contribuir para que mais pessoas possam se reinserir no mercado de trabalho”, disse.
Um dos participantes da nova turma, Roberval Lucon, de 54 anos, comemorou a oportunidade: “Espero poder me inserir novamente no mercado de trabalho. Passei muito tempo desempregado e agora estou tendo a chance de recomeçar e abrir novas portas.”
Também estiveram presentes na cerimônia o presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Márcio Marino, além dos vereadores Mara Isa Mattos Silveira (representando a Câmara Municipal), Bruna Magalhães, João Antunes Bano, Lu Bogo e Márcio do Estacionamento.
O programa
O Programa Frente de Trabalho é voltado à reinserção de pessoas no mercado de trabalho, oferecendo capacitação profissional e oportunidades de geração de renda. São 16 horas semanais de atividades — quatro horas por dia — além de encontros semanais de capacitação. Os participantes recebem bolsa de R$ 759, vale-transporte, cartão alimentação e seguro contra acidentes pessoais.
Além da vivência prática, os beneficiários terão acesso a cursos profissionalizantes oferecidos em parceria com o Senai (pintura) e o Senac (limpeza e conservação). As inscrições são realizadas por meio dos programas sociais do Ceprosom.


