A Secretaria de Saúde de Limeira, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou nesta terça-feira (4) a 3ª Oficina de Regionalização de Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária, com o tema “Plano Municipal de Saúde”. O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil) e reuniu aproximadamente 80 participantes de 12 municípios da região, além de Limeira.

A abertura técnica foi conduzida pela diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Limeira, Renata Martins de Freitas Albertin, que ministrou a palestra “Planejamento Municipal de Saúde – Instrumento de Planejamento do SUS”. O evento também contou com apresentações das palestrantes Luciana de Godoy e Michela Ferrari, do Grupo de Vigilância Sanitária de Piracicaba (GVS XX).

Planejamento

O Plano Municipal de Saúde (PMS) é o principal instrumento de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito local. O documento organiza as políticas públicas de saúde do município, orienta investimentos, estabelece diretrizes, objetivos e metas, além de garantir a continuidade das ações e maior transparência na gestão.

Segundo a coordenadora de Vigilância Sanitária de Limeira, Carolina Duarte Máximo, a elaboração do PMS parte de um diagnóstico da situação de saúde da população, com análise do perfil epidemiológico, dos principais problemas e riscos sanitários do território, bem como da identificação dos serviços que precisam ser aprimorados.

 



Informações da PML