
A Secretaria de Saúde de Limeira promove, nesta semana, um plantão de vacinação em feiras livres e noturnas da cidade, com o objetivo de ampliar o acesso da população às imunizações. A ação noturna acontece das 17h às 21h, e os atendimentos seguem na feira livre de domingo. Ao todo, serão oferecidas oito opções de vacinas, contemplando diferentes faixas etárias.
Na quinta-feira (5), a vacinação será realizada na Feira Noturna do Limeirão. Já na sexta-feira (6), a ação ocorre na Feira Noturna do Jardim São Lourenço, que, a partir dessa data, acontece em novo endereço, na Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva, altura do número 6.525. No domingo (8), o plantão chega à Feira Livre da Rua Maestro Xixirri, das 7h30 às 11h30.
Para o procedimento, é preciso levar documentos pessoais, Cartão SUS, comprovante de endereço e carteira de vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Confira a indicação das vacinas:
Hepatite B
Deve ser tomada ainda na maternidade, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. E depois: aos 2, 4 e 6 meses. A vacina contra a hepatite B integra a vacina pentavalente. Adultos não vacinados devem tomar três doses, com intervalo de 2 meses após a primeira dose e de 4 meses após a segunda dose.
Covid-19
Atualmente, a vacina contra covid-19 é voltada a gestantes, pessoas imunocomprometidas e idosos (60 anos ou mais), que devem ser vacinados a cada seis meses. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber duas doses da vacina, com intervalo de quatro semanas entre elas. Pessoas de 5 a 59 anos, sem comorbidades e já vacinadas anteriormente, não precisam receber novas doses. Nessa faixa etária, o imunizante é destinado apenas aos grupos especiais, que devem receber uma dose anualmente, são eles: pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua e trabalhadores dos Correios.
Dupla Adulto
É indicada para pessoas não vacinadas contra difteria e tétano na primeira infância (atualmente as vacinas estão incluídas na pentavalente). Apesar de receber o nome “dupla adulto”, é indicada a partir dos 7 anos (aos não vacinados). Recomenda-se reforço específico da vacina contra difteria e tétano a cada 10 anos.
Febre Amarela
– Crianças a partir de 9 meses de idade que ainda não foram vacinadas e aquelas que não completaram o esquema vacinal de duas doses;
– Pessoas que receberam apenas uma dose antes de completar 5 anos de idade deverão tomar a dose adicional, independentemente da idade;
– Pessoas de qualquer idade que não sabem se já foram vacinadas;
– Pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar recomendação médica por escrito para receber a vacina.
Dengue
Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
HPV
Indicada para meninas e meninos de 9 a 19 anos; pessoas com HIV; pessoas transplantadas na faixa de 9 a 45 anos, pacientes oncológicos e imunossuprimidos.
Meningite (ACWY)
Indicada para o reforço aos 12 meses. Crianças que perderam o reforço aos 12 meses, podem receber a vacina até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Adolescentes entre 11 a 14 anos, dose única.
Broquiolite
O público-alvo são gestantes a partir da 28ª semana de gestação, que deverão apresentar documento de identificação com foto e cartão de pré-natal. O esquema vacinal é composto por dose única, e a meta é alcançar ao menos 80% desse público no município.


