Limeira realiza nesta sexta-feira (28) o Desfile Afro – Reis e Rainhas Africanos

O Gran São João recebe nesta sexta-feira (28), o Desfile Afro – Reis e Rainhas Africanos, ação cultural, educativa e social realizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Ceprosom. Ao todo, 50 participantes, entre crianças, adolescentes e idosos, apresentarão produções que celebram a ancestralidade e a realeza africana.

Idealizado pela arte-educadora que atua no Ceprosom, Liége Vicente, o projeto tem como objetivo valorizar a herança cultural africana, fortalecer identidades e promover a autoestima por meio de experiências artísticas, culturais e formativas. A iniciativa resgata histórias, memórias e símbolos da realeza africana e integra o movimento “Consciência Negra de Janeiro a Janeiro”, que atua continuamente na promoção da diversidade, da cultura e da cidadania.

“Nossa proposta é trabalhar ao longo de todo o ano uma educação antirracista. O desfile acontece em novembro por conta do mês da Consciência Negra, mas as atividades são permanentes. Entendemos que, para transformar a sociedade racista e preconceituosa em que vivemos, é necessário um trabalho educativo contínuo, envolvendo crianças negras e não negras e promovendo inclusão de forma ampla”, destaca Liége.

A edição deste ano conta com 50 participantes, sendo 39 crianças, 9 adolescentes e 2 representantes da melhor idade. Eles disputarão quatro categorias: infantil (16 inscritos), infantil juvenil (23), juvenil (9) e melhor idade (2).

O time de jurados será formado por Fátima Lídia Zeferino, Douglas Aparecido Antônio, Carla Elisabete Rosa Nascimento, Diego Henrique Santos Campos e Jhenifer da Silva Estácio, todos envolvidos com arte, cultura, educação ou movimentos sociais.

“O impacto desse projeto é promover o empoderamento, elevar a autoestima e ampliar conhecimentos. As crianças passam a compreender sua origem e a reconhecer que descendemos de reis e rainhas. Fomos escravizados, mas não somos escravos”, reforça Liége.












Informações da PML