
A 13ª Conferência Conjunta de Educação Municipal (Cocem) foi encerrada na última semana com a participação de cerca de 250 pessoas. O evento, que ocorreu no Teatro Nair Bello, reuniu servidores, técnicos, conselheiros, sindicatos e demais interessados. Os temas debatidos foram “Carreira do Magistério e o Processo de Indução de Resultados Educacionais”.
A partir das discussões realizadas ao longo da conferência, foram criadas seis comissões temáticas, que devem aprofundar o diálogo sobre a saúde mental dos educadores, alterações no Estatuto do Magistério, aposentadoria, orçamento, complexidade de gestão e especificidades das pessoas com deficiência. Professores, gestores escolares e representantes da Secretaria de Educação, de sindicatos e de conselhos integram os grupos, que irão elaborar documento para orientar a atuação da Prefeitura nesses temas.
Além disso, os presentes conversaram sobre as medidas que devem ser adotadas na rede municipal de ensino para garantir o cumprimento integral de todas as condicionalidades para receber todos os recursos disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). Entre elas, está a equidade para todos os alunos e aulas de linguagens e tecnologias no currículo municipal. Também é importante que todas as secretarias atuem de forma intersetorial para atender as crianças em todas as suas necessidades, seja na educação, saúde, assistência social, entre outras.
A Cocem contou com a presença do prefeito Murilo Félix, do secretário de Educação, Antônio Montesano Neto, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Elci Elvira Peixoto dos Santos, e dos vereadores Waguinho da Santa Luzia, Mariana Calsa e Elias Barbosa. O diretor de Coordenação Estratégica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Leonardo Cristiano, ministrou a palestra “Financiamento estratégico para a educação municipal: Alavancando qualidade e equidade por meio de resultados mensuráveis”.


