

Em reunião nesta quinta-feira, 2 de outubro, os responsáveis pelo Sistema de Controle Interno (SCI) da Câmara apresentaram o relatório das atividades do segundo quadrimestre de 2025 ao presidente da Casa, vereador Everton Ferreira (PSD). O controlador Celso Eduardo Betito de Souza e o servidor de apoio Guilherme Antunes da Costa destacaram que houve uma série de avanços na governança, na transparência e na eficiência do uso dos recursos públicos no período.
Um dos principais benefícios apontados pelos servidores foi o salto em planejamento e governança. “A Câmara instituiu o seu Plano Estratégico Institucional (PEI) 2025-2026, um instrumento que moderniza a gestão e alinha todas as ações da Casa a objetivos claros. Na mesma linha, o SCI está liderando a Comissão de Aprimoramento da Transparência, que tem a meta de elevar o portal da Câmara ao ‘selo diamante’, o mais alto nível de transparência do país”, informou o controlador.
O relatório ressalta ações concretas que geraram economia e protegem o patrimônio da Câmara. A edição do Ato da Mesa nº 10/2025, que implantou um sistema de cotas e responsabilização para impressões e cópias, foi elogiada pelos servidores como um avanço na busca pela economicidade.
Os servidores também fazem recomendações para otimizar ainda mais a gestão, como a necessidade de alinhar a execução das compras ao Plano Anual de Contratações (PAC) e de intensificar o rigor nos inventários de patrimônio, cujos procedimentos já estão em andamento, segundo eles. Celso e Guilherme destacam ainda que essas recomendações são vistas como passos importantes no caminho para a excelência. “O relatório evidencia um período de grande produtividade e de implementação de melhorias que fortalecem a instituição”, acrescentou o controlador.
Para o presidente da Câmara, Everton Ferreira, os avanços na governança, na transparência e na eficiência do uso dos recursos públicos refletem a política da própria Mesa Diretora em realizar uma gestão que privilegie o uso racional dos recursos públicos e a mais ampla transparência. Por conta disso, a Presidência publicou a Portaria n° 106/25, que cria a Comissão de Eficiência Plena da Transparência no âmbito da Câmara Municipal de Limeira. “Nosso objetivo é conquistar a pontuação máxima de 100% do Programa Nacional de Transparência Pública e obter o ‘selo diamante’, ampliando a transparência pública do nosso portal”, declarou.
O relatório também confirmou que a Câmara de Limeira segue cumprindo com folga os limites de gastos com pessoal estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e que a Ouvidoria Parlamentar opera com 100% de eficiência na resolução das demandas dos munícipes.
“Este quadrimestre foi muito produtivo. Vimos a Câmara abraçar iniciativas estratégicas que a colocam na vanguarda da governança pública. Nosso relatório não é apenas um retrato, mas um mapa para o futuro. Os resultados mostram que estamos no caminho certo para uma gestão cada vez mais eficiente e transparente, que entrega mais valor ao cidadão”, avaliou Celso.
Informações CML