
Um grupo de quatro estudantes da Emeief Prof. José Justino Castilho se destacou no Torneio Sesi de Robótica, o First Lego League Challenge (FLLC). Lorenza Marcelly Campos Santos, 10 anos, Kauan Oliveira Ramos, 11, Sophia Gabrielly Rodrigues dos Santos, 10, e Luis Gustavo Galvão Vieira, 10, formam a equipe “Jota Jota”, que venceu a categoria Projeto Inovação. A premiação ocorreu na última semana, em Jundiaí (SP). A disputa foi entre alunos com idade de 9 a 16 anos, de 21 escolas de todo o Estado de São Paulo.
Os estudantes participam de um programa de robótica desenvolvido na unidade escolar, em parceria com o Sesi. A proposta pedagógica utiliza recursos e metodologias voltados à robótica educacional, com foco no estímulo ao pensamento científico, à criatividade, ao trabalho colaborativo e à busca por soluções para desafios do mundo real.
A partir do tema “Arqueologia”, a equipe desenvolveu uma plataforma giratória que tira fotos de artefatos e converte em arquivo 3D, que pode ser replicado em qualquer lugar que tenha uma impressora compatível. É uma forma tanto de registrar os materiais encontrados por profissionais da área quanto de possibilitar maior disseminação do conhecimento.
As técnicas Amanda Costa e Jaqueline Goffinet são mentoras da equipe. Elas passaram por processo de formação oferecido por profissionais do Sesi e receberam apoio das equipes “Sesi Stardust” e “Golden Fish”. Com isso, ocorreu aprimoramento técnico e pedagógico do projeto. A iniciativa ainda contou com suporte da mãe voluntária Joyce Kelly Campos Santos.


