
O Cursinho pré-vestibular Colmeia recebe inscrições de jovens e adultos interessados em ingressar no ensino superior. A iniciativa ocorre em parceria entre a Prefeitura de Limeira e a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Unicamp). Para participar é necessário residir em Limeira e ter ensino médio completo ou estar cursando o terceiro ano, além de não possuir diploma de curso superior.
Até o momento, já foram contabilizadas 38 aprovações entre os alunos que passaram pelo Colmeia em 2025. A expectativa é que esse número aumente nas próximas chamadas. Na manhã desta quarta-feira (4), os estudantes foram recepcionados pelo secretário de Educação, Antônio Montesano Neto, e pelo secretário de Promoção Social, Dimas Peruzza, no Teatro Nair Bello.
Guilherme Marabini Lima, de 20 anos, está entre eles e irá cursar filosofia na Unicamp. Ao longo do ano passado, ele precisou conciliar os estudos com o trabalho: “valeu a pena”. “Eu decidi voltar a estudar para ter melhores oportunidades; vou me dedicar para poder dar aulas ou seguir na carreira de pesquisa acadêmica”, falou. Mãe de Guilherme, Luciana Lima contou que acompanhou todo o esforço do filho. “É uma emoção muito grande, estou orgulhosa”, afirmou.
Ray dos Santos Sampaio, de 18 anos, frequentou o Colmeia enquanto cursava o terceiro ano do ensino médio. “Foi uma experiência muito única.” Ele foi aprovado em três universidades e decidiu estudar medicina na Unesp: “é um sonho de criança que vou realizar”, contou.
Eloiza Vitória da Silva, 18, também foi aprovada em três universidades. O curso escolhido é fonoaudiologia, na USP. “Esse resultado foi graças ao Colmeia, que fez total diferença nas minhas notas”, afirmou. Ela conta que recomenda o cursinho, inclusive para a sua irmã mais nova, que já fez a inscrição para participar do projeto ao longo deste ano.
Montesano Neto parabenizou os alunos e agradeceu a parceria da Unicamp. “É muito bom vermos jovens dispostos a cursar o ensino superior; que vocês busquem conhecimento e aproveitem ao máximo, tenho certeza que se formarão bons profissionais e sobretudo bons cidadãos”, falou. Peruzza também parabenizou os resultados expressivos dos estudantes.
A professora coordenadora do Colmeia, Josely Rimoli, afirmou que o cursinho seguirá de portas abertas ao longo de toda a vida universitária, prestando orientações para garantir a permanência. “Vamos continuar em contato com vocês”, garantiu. Josely acompanhou o empenho dos alunos e familiares e desejou sucesso a todos. “Que vocês nunca se esqueçam de que estudaram em escolas públicas e que, cada um em sua área, continuem trabalhando por uma sociedade mais justa”, falou.
INSCRIÇÕES
O Colmeia disponibiliza 350 vagas presenciais, em turmas nos períodos da tarde e noite. O prazo para se inscrever é 13 de fevereiro, pelo site da Secretaria de Educação (www.sme.limeira.sp.gov.br), na seção “Inscrição para Cursinho Pré-Vestibular Colmeia”. É necessário preencher integralmente todos os campos do formulário on-line.
A seleção dos candidatos será conduzida pela Secretaria de Educação, que realizará análise documental e socioeconômica. A classificação dos candidatos para o preenchimento das vagas será feita conforme o critério de renda familiar. A lista dos selecionados será divulgada até o dia 20 de fevereiro. As aulas, que têm início em 24 de fevereiro, ocorrem no Centro Comunitário do Morro Azul (Rua Francisco Bisca, nº 121).


