
O prefeito Murilo Félix, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Luciana Félix, e o vice-prefeito dr. Fabiano D’Andréa inauguraram nesta quarta-feira (8) o Centro de Saúde Mental dr. Fernando Régis Dantas, na Av. Ana Carolina de Barros Levy, 650 (ao lado da Policlínica). O novo serviço abriga o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e a Farmácia de Saúde Mental e, ao longo dos meses, receberá outros serviços de saúde. O prédio foi totalmente reformado, com investimento de R$ 1,07 milhão – valor proveniente de emendas dos deputados federais Marcos Pereira (intermediada pelo vereador Nilton Santos) e Luiz Carlos Motta.
Participaram do evento, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, os vereadores Nilton Santos, Mara Isa Mattos Silveira (representando o deputado federal Miguel Lombardi), Bruna Magalhães, Lu Bogo, Tatiane Lopes, Waguinho da Santa Luzia, Estevão Nogueira e Marcelo Rossi, o secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, a diretora de Atenção Secundária à Saúde, Andresa Barros, a coordenadora do Caps AD, Patrícia Sabino e familiares do dr. Dantas.
Murilo Félix falou sobre a satisfação em reinaugurar o espaço, que permitiu a integração da Farmácia de Saúde Mental e do Caps AD. O prefeito anunciou que, nos próximos meses, o serviço passará a funcionar 24 horas, com a estruturação do Caps 3. “Esse é o início de um grande trabalho, que irá ampliar o atendimento em saúde mental na cidade”, afirmou. “Que esse espaço esteja cada vez mais acolhedor. Juntos, salvaremos muitas vidas”, completou.
Representando a família do homenageado, a psicóloga Solange Dantas Ferrari relembrou a trajetória do pai, marcada pela humanidade, altruísmo e determinação. Ela destacou o papel pioneiro de dr. Dantas na área, mencionando sua atuação na fundação de grupos de Alcoólicos Anônimos em Limeira e na defesa da criação de leitos psiquiátricos, evitando a internação de pacientes em manicômios — uma visão que se antecipou à reforma psiquiátrica. “Ele deu início a um trabalho importante e necessário para Limeira”, afirmou.
Reforma
O antigo Ambulatório de Saúde Mental foi fechado em 2023. A reforma incluiu a troca de pisos, pintura interna e externa, e modernização dos banheiros. Os ambientes foram reorganizados para abrigar recepção, refeitório e novas salas de atendimento, medicação e enfermagem. Na área externa, onde antes ficava o estacionamento, foi construída uma área de convivência com pergolado. Todos os móveis do prédio foram obtidos por meio de contrapartida da Faculdade São Leopoldo Mandic.
Ao se referir ao desafio da saúde mental, o secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, classificou a reinauguração como uma “grande vitória”, destacando a retomada de um prédio histórico para Limeira. “As portas desse local estarão abertas para acolher a população”, disse. Já o presidente da Câmara, Everton Ferreira, reforçou a importância do novo equipamento público, enfatizando que cerca de 30% dos medicamentos dispensados pelo município são voltados à Saúde Mental. “Essa é uma área sensível, que exige atenção especial”, pontuou.
Também estiveram na cerimônia, a diretora da São Leopoldo Mandic Limeira, Elaine Hipólito, a vice-presidente do Conselho de Saúde, Kelly School e demais conselheiros, a presidente do Sindsel, Eunice Lopes, secretários municipais, a ex-vereadora Constância Félix, a gestora executiva da Atenção Secundária à Saúde, Mayra Araújo, entre outros.
CAPS AD
O Caps AD oferece atendimento especializado a pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. Implantado em Limeira em 2010, o serviço foi criado para atender à crescente demanda por cuidados em saúde mental e apoiar famílias afetadas pela dependência química. Nos últimos anos, funcionava na Rua Treze de Maio, 101, no Centro, onde realizava, em média, 1.538 atendimentos mensais.
Entre as atividades oferecidas estão acolhimento e escuta inicial, atendimentos psicológico e médico, grupos terapêuticos, terapias integrativas – como arteterapia, musicoterapia e jardinagem –, visitas domiciliares, busca ativa e acompanhamento familiar. O Caps AD também promove grupos de apoio e convivência.
E.R.O., de 45 anos, é um dos pacientes do Caps AD. O primeiro contato com o serviço ocorreu em 2019. Ele contou que, há 30 dias, saiu de uma instituição de recuperação de dependentes químicos. Presente à cerimônia, ele avaliou o novo espaço. “O lugar é bem receptivo e organizado. O Caps AD tem sido um veículo muito importante para que eu possa manter minha saúde”, disse.
Em sua nova sede, a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento é voltado a pessoas maiores de 18 anos, que podem procurar o local sem necessidade de agendamento.
Farmácia de Saúde Mental
No novo endereço, a Farmácia de Saúde Mental atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e é destinada exclusivamente à dispensação de medicamentos da área de saúde mental. Já os medicamentos de Alto Custo continuarão sendo dispensados na Rua Desembargador Júlio César da Silveira, 1.114, na Vila Cláudia. O espaço conta com suporte da plataforma Icom – que oferece intérprete de Libras.
Quem foi dr. Dantas
Fernando Régis Dantas nasceu em 4 de fevereiro de 1929, em Salvador (BA), onde estudou Medicina. Posteriormente, obteve o título de Psiquiatria em São Paulo. Casou-se com Diva Dantas, atualmente com 93 anos, com quem teve os filhos: Sônia, Fernando Jr., Solange, Cyntia, Patrícia e Alexandre. Foi o primeiro psiquiatra a atuar em Limeira e tornou-se um dos grandes nomes da Saúde Pública do município. Dedicado aos estudos, também formou-se em Sociologia pelo Isca Faculdades. Na década de 1980, elegeu-se como primeiro vereador suplente, chegando a exercer o cargo em algumas sessões. Durante o breve período em que atuou na Câmara Municipal, apresentou e conseguiu aprovar, por unanimidade, a criação do Ambulatório de Saúde Mental de Limeira. Faleceu em 6 de dezembro de 2000. Dois anos depois (2002), o prédio do Ambulatório de Saúde Mental, que ainda estava em construção, recebeu o nome de Doutor Fernando Régis Dantas, igualmente por iniciativa do Legislativo.