Limeira sediou o Encontro Regional de Agroecologia, promovido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em parceria com a Prefeitura de Limeira, Cati e Rede de Agroecologia do Leste Paulista. O evento ocorreu nesta terça-feira (30), no Sítio São José, no Bairro Tabajara, e encerrou uma caravana de seis encontros. Estiveram presentes produtores rurais e representantes técnicos de Limeira e de municípios como São Carlos, Leme e Rio Claro, além da USP, Unicamp e UFSCar. A secretária de Agronegócios e Áreas Rurais de Limeira, Antonieta Polatto, participou da iniciativa.
O produtor Jônatas Henrique Olivieri apresentou a propriedade e contou sua trajetória e relação com as práticas agroecológicas. Ele integra o Protocolo de Transição Agroecológica e recentemente recebeu certificação de produção orgânica. Toda a produção é sustentável, com adubos produzidos no local, captação de água e compostagem de resíduos. Além disso, as culturas se complementam e se sustentam, sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos. “É muito gratificante trabalhar com a agroecologia”, garantiu. Ocorreram, ainda, rodas de conversa e apresentações, comandadas pelo analista da Embrapa, Francisco Miguel Corrales.
Antonieta frisou a importância do evento para o município. “Foi um momento importante de troca de experiências entre os produtores e os técnicos, possibilitando aprimorar o trabalho desenvolvido no fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica”, falou. Responsável pela Cati Limeira, Carla Maria de Meo avaliou a iniciativa como positiva: “O debate sobre a agroecologia é recente na região, e conversas como essa são fundamentais para conseguirmos cada vez mais implantar as práticas sustentáveis”, disse.