Programa Municipal do Cacau tem início com aquisição de mudas

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Agronegócios e Áreas Rurais, lança nesta semana o Programa Municipal do Cacau. Em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), o município adquiriu cem mudas certificadas de cacaueiro. As plantas serão utilizadas no Viveiro Municipal, que possui estrutura para produção e manejo das plantas.

 

A secretária Antonieta Polatto ressalta que essa é uma oportunidade de avançar na cultura do cacau no município e na região, acompanhando o mercado que vem se abrindo no Estado de São Paulo. “Esse projeto é pioneiro, um passo estratégico para o nosso município, atendendo tanto a agricultura convencional quanto a agroecológica e agroflorestal”, afirmou. Antonieta ainda frisa que o programa é voltado para diversos perfis, desde agricultores familiares, escolas rurais e projetos de pesquisa aplicada.

 

Neste primeiro momento, as mudas serão aclimatadas, ou seja, adaptadas ao clima de Limeira. Em seguida, serão desenvolvidos procedimentos para a propagação e criação de novas plantas. Ao longo de 2026, devem ocorrer atividades de capacitação, voltadas aos produtores interessados em incorporar o cacau em seus sistemas produtivos.

 

Especialista agropecuário da Cati, Juliano Quarteroli Silva reforçou a importância do caráter colaborativo do projeto e agradeceu o apoio da equipe da Cati Sementes e Mudas, de Tietê (SP). O chefe da divisão da Cati Limeira, Fernando Tufanin Borboni, destacou o compromisso do órgão em apoiar municípios e produtores. “Estamos estruturando bases sólidas para o desenvolvimento da cadeia do cacau. Acreditamos que o trabalho no Viveiro Municipal de Limeira poderá se tornar referência e estimular novas iniciativas regionais”, disse.












Informações da PML